Por Gabrielle Schardosin, do Café Cultura.
O cappuccino é uma das bebidas mais populares no mundo dos cafés, conhecido por sua combinação equilibrada de café expresso, leite vaporizado e espuma cremosa. No entanto, ao longo do tempo, surgiram variações que atendem a diferentes gostos e preferências. Neste artigo, exploraremos os principais tipos de cappuccino, suas características e como cada variação oferece uma experiência única para os amantes de café.
Leia também: Cappuccino: tudo o que você precisa saber sobre essa bebida clássica
O Autêntico: Cappuccino Italiano
Para conhecer o cappuccino italiano, é necessário entender que a Itália possui tradições muito fortes relacionadas ao leite e ao café. Por isso, o Instituto Nacional de Café Espresso do país, que foi criado para proteger o estilo italiano de beber café, define o cappuccino como a bebida resultante de 25ml de espresso e 100ml de leite vaporizado com espuma.
O cappuccino italiano é uma bebida para consumo matutino, tipicamente. Por isso tem um tamanho menor do que estamos acostumados aqui no Brasil: o sabor do café fica concentrado no fim da xícara e ele deve ser tomado mais rapidamente.
Cappuccinos Brasileiros
Falar em apenas um tipo de cappuccino brasileiro é praticamente impossível. Isso porque somos um dos países mais apaixonados por café no mundo todo, além de extremamente criativos.
A estrutura básica é a mesma: espresso, leite e espuma. A versão mais popular do cappuccino brasileiro tem uma proporção maior de leite, oferecendo um sabor mais leve. Normalmente, ele é finalizado com o art latte ou chantilly e polvilhado com cacau ou canela. A partir daí, o céu é o limite em termos de possibilidades. Confira algumas receitas populares:
Cappuccino de Chocolate
Também conhecido como Mocaccino ou simplesmente Mocha, esse cappuccino é um dos favoritos entre os apaixonados por café por seu sabor rico e encorpado.
Para obter essa bebida saborosa, há algumas opções:
- misturar chocolate em pó ao cappuccino, mexendo muito bem antes da finalização;
- adicionar pedaços de chocolate ao copo ou xícara, fazendo com eles derretam sob a alta temperatura do cappuccino;
- adicionar calda de chocolate ao recipiente da bebida, garantindo uma doçura marcante.
Cappuccino com Especiarias
Nessa versão, o cappuccino leva canela, noz moscada ou até mesmo cardamomo em sua composição. Para prepará-lo, você pode adicionar a especiaria de sua preferência ao pó de café antes de coar. Se deseja um sabor ainda mais presente, basta também polvilhar a espuma do cappuccino na hora da finalização.
Cappuccino de Baunilha
Com sabor doce e aroma inconfundível, esse cappuccino é composto pela receita popular brasileira adoçada com açúcar ou xarope de baunilha. O açúcar é menos intenso e concentrado que o xarope e pode ser escolhido para quem busca notas de baunilha mais suaves.
Cappuccino de Caramelo
É semelhante ao cappuccino de baunilha, mas leva xarope ou creme de caramelo na composição.
Frappuccino
É a versão gelada do cappuccino, uma opção refrescante para os dias mais quentes. Basta escolher sua receita favorita, juntar com sorvete de creme ou cubos de gelo no liquidificador e bater até obter a consistência cremosa de um milk-shake.
Wheypuccino
Essa novidade veio do mundo dos esportes e atividades físicas e está cada vez mais popular! Em versão quente ou gelada, o wheypuccino combina a receita característica de cappuccino com whey protein. As possibilidades de sabor são variadas, uma vez que existem muitos sabores de whey no mercado, para agradar todos os tipos de paladar.
Conclusão
Existem diversas versões de cappuccino, cada uma com suas particularidades que agradam aos mais variados paladares. Seja tradicional, com um toque de especiarias ou mais adaptado para os veganos, o cappuccino é uma bebida versátil que pode ser personalizada de diversas formas. Conhecer essas variações permite apreciar ainda mais essa deliciosa combinação de café e leite.